Questões Direito Constitucional

Em relação ás súmulas vinculantes do Supremo Tribunal Federal, assinale a alternativa c...

Responda: Em relação ás súmulas vinculantes do Supremo Tribunal Federal, assinale a alternativa correta.


1Q38505 | Direito Constitucional, Técnico Judiciário, TRE AC, AOCP

Em relação ás súmulas vinculantes do Supremo Tribunal Federal, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) As súmulas vinculantes do Supremo Tribunal Federal (STF) são enunciados que consolidam o entendimento pacífico da Corte sobre determinada matéria constitucional, com força vinculante para os demais órgãos do Poder Judiciário e para a administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal.

A alternativa a) está incorreta porque a força vinculante das súmulas vinculantes não é idêntica à decisão de mérito proferida em Recurso Extraordinário, embora ambas tenham efeito vinculante, a súmula vinculante tem um procedimento específico para sua edição e aplicação.

A alternativa b) está correta. Conforme o artigo 103-A, parágrafo 6º, da Constituição Federal, a revisão das súmulas vinculantes pode ser provocada por qualquer interessado, mas especialmente por aqueles que têm legitimidade para propor ação direta de inconstitucionalidade (ADI), ação declaratória de constitucionalidade (ADC) e arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF).

A alternativa c) está incorreta porque o próprio STF pode cancelar ou revisar suas súmulas vinculantes, conforme previsto no artigo 103-A, parágrafo 6º, da Constituição Federal.

A alternativa d) está incorreta porque a aprovação das súmulas vinculantes exige o voto da maioria absoluta dos membros do STF, e não apenas maioria simples.

A alternativa e) está incorreta porque o descumprimento de súmula vinculante pode ensejar controle difuso e medidas administrativas, mas não é objeto de controle concentrado de constitucionalidade, que é procedimento próprio para leis e atos normativos.

Fazendo uma segunda análise, confirmamos que a alternativa b) é a única que está em conformidade com o texto constitucional e a jurisprudência do STF, reforçando que a revisão das súmulas vinculantes pode ser provocada por aqueles que podem propor ação direta de inconstitucionalidade, entre outros legitimados.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.