De acordo com a NBR 6492/94, as plantas,cortes e fachadas devem conter:...

De acordo com a NBR 6492/94, as plantas,cortes e fachadas devem conter: I - Simbologias de representação gráfica;Indicação do Norte; Caracterização doselementos do projeto: fechament...


publicidade
De acordo com a NBR 6492/94, as plantas, cortes e fachadas devem conter:

I - Simbologias de representação gráfica; Indicação do Norte; Caracterização dos elementos do projeto: fechamentos externos e internos, acessos, circulações verticais e horizontais, áreas de serviço e demais elementos significativos.
II - Indicação dos nomes dos compartimentos; Cotas gerais; Cotas de níveis principais; Escalas; Notas gerais, desenhos de referência e carimbo.
III - Simbologias de representação gráfica, curvas de nível existentes e projetadas, além de eventual sistema de coordenadas referenciais; Indicação do Norte; Vias de acesso ao conjunto, arruamento e logradouros adjacentes com os respectivos equipamentos urbanos.
IV - Indicação das áreas a serem edificadas, com o contorno esquemático da cobertura das edificações;

Denominação dos diversos edifícios ou blocos; Construções existentes, demolições ou remoções futuras, áreas non aedificandi e restrições governamentais; Escalas; Notas gerais, desenhos de referência e carimbo.Quais são as afirmativas corretas?
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Marcos de Castro
    Marcos de Castro EQUIPE
    29/08/2025 • 13:01
    Gabarito: c)

    A NBR 6492/94 estabelece normas para a representação de projetos de arquitetura. As afirmativas I e II estão corretas, pois abordam elementos essenciais que devem constar em plantas, cortes e fachadas, como simbologias, indicação do Norte, caracterização dos elementos do projeto, nomes dos compartimentos, cotas e escalas.

    A afirmativa III, no entanto, inclui elementos como curvas de nível e sistema de coordenadas referenciais, que são mais específicos para projetos de urbanismo ou paisagismo, não sendo exigências padrão para todas as plantas, cortes e fachadas na arquitetura conforme a NBR 6492/94.

    A afirmativa IV, embora contenha alguns elementos corretos como escalas e notas gerais, mistura informações de plantas de situação e localização com requisitos de plantas, cortes e fachadas, o que pode gerar confusão e não está diretamente alinhado com o que é especificado pela NBR 6492/94 para todos os projetos de arquitetura.

    Portanto, as afirmativas corretas são apenas I e II, que estão alinhadas com as diretrizes da NBR 6492/94 para a representação de projetos de arquitetura.
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.