Questões Direito Constitucional

Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a única opção correta.

Responda: Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a única opção correta.


1Q3893 | Direito Constitucional, Analista Tributário, Receita Federal, ESAF

Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a única opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Usuário
Por Vinicius da Silva Godinho em 31/12/1969 21:00:00
Letra de Lei.
Art 5, XXXIII
Usuário
Por andreia pacheco em 31/12/1969 21:00:00
a) INCORRETA. Para a impetração de mandado de segurança é condição necessária a representação do partido político no Congresso Nacional.

b)INCORRETA. As CPIs não gozam de poderes ilimitados, existem reservas jurisdicionais, ou seja, matérias que competem primariamente ao Judiciário, como é o caso da interceptação telefônica.

c)CORRETA. Literalidade do texto constitucional.

d)INCORRETA. É firme o entendimento do STF que pessoas jurídicas de direito público podem sim ser titulares de direitos fundamentais, na Constituição Federal de 1988 diversos direitos fundamentais são extensíveis às pes. jur. É o caso, por exemplo, do direito à inviolabilidade da honra e da imagem (art. 5º, X), à propriedade (art. 5º, XXII), à assistência jurídica gratuita e integral (art. 5º, LXXIV) entre muitos outros.

e)INCORRETA. Para a impetração de ação popular é necessária a condição de cidadão, qualidade demonstrada a partir do gozo dos direitos políticos, portanto, não é franqueada a qualquer pes.fis.
nadyr avila brasil
Por nadyr avila brasil em 31/12/1969 21:00:00
art. 5 ,inc. 33 CF
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.