O nascimento do Brasil como Estado Nacional, na primeira metade do século XIX, c...

Questão de História do Brasil da banca Instituto Quadrix aplicada no concurso Secretaria de Estado de Educação DF (2018). Confira a resolução completa abaixo:

O nascimento do Brasil como Estado Nacional, na primeira metade do século XIX, coincide com o esforço das elites locais para estabelecer uma identidade nacional brasileira. Com o advento da República, em 1889, vê?se a preocupação de buscar no passado elementos que legitimassem a nova ordem. É na Era Vargas (1930?1945), especialmente durante a ditadura do Estado Novo (1937?1945), contudo, que o projeto de afirmação da nacionalidade adquire foros de algo sistemático, conduzido pelo governo central.

Tendo as informações acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema abordado, julgue os itens de 79 a 90.

A criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), nos anos 1830, vincula?se ao lançamento de um concurso público subordinado à seguinte questão: como deve ser escrita a história do Brasil?