Questões História do Brasil Conhecimentos de História do Brasil

No século XV, navegadores europeus rumaram ao sul do Estreito de Gibraltar e alcança...

Responda: No século XV, navegadores europeus rumaram ao sul do Estreito de Gibraltar e alcançaram diferentes pontos da costa africana. Em 1492, a expedição de Colombo atravessou o Atlântico e desembarcou ...


1Q390204 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Soldado Combatente, Polícia Militar AL, CESPE CEBRASPE, 2018

No século XV, navegadores europeus rumaram ao sul do Estreito de Gibraltar e alcançaram diferentes pontos da costa africana. Em 1492, a expedição de Colombo atravessou o Atlântico e desembarcou no Caribe. Em 1498 uma esquadra portuguesa alcançou Calicute, na Índia, e, em 1500, Cabral chegou ao Brasil. Esses eventos receberam diferentes nomes (descobrimentos, navegações etc.) e permitiram que os europeus conhecessem povos e culturas diferentes, bem como estabelecessem sistemas de trocas com eles.

A respeito dos descobrimentos e de aspectos relacionados a esses eventos, julgue os itens a seguir.

Quando de sua primeira viagem ao Caribe, o almirante Colombo concluiu ter atingido os objetivos que almejara: descobrir um novo continente e dar a ele o nome de América.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)
Na sua primeira viagem ao Caribe, Cristóvão Colombo acreditava ter alcançado as Índias, ou seja, as costas da Ásia, e não um novo continente. Ele nunca chegou a perceber que havia descoberto um continente até então desconhecido pelos europeus.
O nome América foi dado posteriormente, em homenagem ao navegador Américo Vespúcio, que reconheceu que aquelas terras não faziam parte da Ásia, mas sim de um novo continente.
Portanto, a afirmação de que Colombo concluiu ter descoberto um novo continente e lhe deu o nome de América está incorreta, pois ele pensava estar nas Índias e não nomeou o continente.
Essa distinção é importante para compreender o processo histórico das grandes navegações e a forma como o conhecimento geográfico foi se consolidando no século XV e XVI.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.