Considere a seguinte proposição: “Para superar a escola vazia de conhecimentos significativos, é necessário que os docentes alcancem um domínio complexo daqueles conteúdos que têm de ensinar, sob pena de se limitarem ao domínio da forma sem conteúdo”. CAIMI, Flávi. O que precisa saber um professor de história? História & Ensino, Londrina, v. 21, n. 2, jul./dez. 2015, p.112-3. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/ view/23853 O que se espera do professor de história em relação ao domínio complexo do conteúdo é que ele
✂️ a) reconheça todos os componentes do conteúdo, datas, nomes e eventos, para que possa transpô-los ao aluno de forma que este conheça como foi o passado. ✂️ b) promova o conhecimento do conteúdo pelo aluno, no plano abstrato, já que a associação do conteúdo histórico com a realidade em que vivemos não é possível. ✂️ c) conheça o conteúdo em aspectos como a sua historicidade, a natureza dos conceitos nele presentes e reconheça sua relevância como fundamental para torná-lo significativo para o aluno. ✂️ d) desenvolva a capacidade mnemônica através do estudo da história de forma a conseguir realizar esta tarefa em seus alunos, tornando-os exímios conhecedores do passado.