Questões Educação Infantil Conhecimentos da Educação Infantil
Para que a instituição de Educação Infantil possa obter elementos sobre o trabalho des...
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Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
Para que a instituição de Educação Infantil possa obter elementos sobre o trabalho desenvolvido com as crianças, é fundamental organizar estratégias de avaliação que possibilitem o acompanhamento e registro, sem o objetivo de promoção mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental.
Essas estratégias de avaliação têm como objetivo principal acompanhar o desenvolvimento das crianças, identificar suas necessidades, progressos e dificuldades, sem a pressão de promoção para o próximo nível de ensino. A avaliação na Educação Infantil deve ser contínua, processual e formativa, ou seja, deve auxiliar no planejamento das atividades pedagógicas e na melhoria do trabalho educativo, sem caráter classificatório.
Essa abordagem permite que a instituição e os educadores compreendam melhor o desenvolvimento de cada criança, respeitando suas individualidades e promovendo um ambiente educacional mais inclusivo e acolhedor.
Essa prática está alinhada com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, garantindo uma educação de qualidade em todos os níveis de ensino.
Para que a instituição de Educação Infantil possa obter elementos sobre o trabalho desenvolvido com as crianças, é fundamental organizar estratégias de avaliação que possibilitem o acompanhamento e registro, sem o objetivo de promoção mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental.
Essas estratégias de avaliação têm como objetivo principal acompanhar o desenvolvimento das crianças, identificar suas necessidades, progressos e dificuldades, sem a pressão de promoção para o próximo nível de ensino. A avaliação na Educação Infantil deve ser contínua, processual e formativa, ou seja, deve auxiliar no planejamento das atividades pedagógicas e na melhoria do trabalho educativo, sem caráter classificatório.
Essa abordagem permite que a instituição e os educadores compreendam melhor o desenvolvimento de cada criança, respeitando suas individualidades e promovendo um ambiente educacional mais inclusivo e acolhedor.
Essa prática está alinhada com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, garantindo uma educação de qualidade em todos os níveis de ensino.
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