Cerca de setenta mil alunos de 200 escolas públicas do Rio de Janeiro — segundo levantamento do Sindicato Estadua dos Profissionais de Educação (SEPE) — sofrem com as imposições do tráfico e com os tiroteios entre policiais e bandidos. “Os traficantes pressionam as diretoras das escolas. Querem até estabelecer o seu horário de funcionamento”, conta a antropóloga Alba Zaluar. Por isso, revela o SEPE, está difícil convencer professores a trabalharem nessas escolas.
Jornal do Brasil , 22/11/2008, capa (com adaptações).
O texto deixa claro que a ação dos criminosos atinge o funcionamento regular de escolas, o que acaba por repercutir na própria qualidade da educação. Relativamente ao atual panorama educacional brasileiro, é correto afirmar que
✂️ a) inexiste obrigatoriedade legal de matrícula das crianças em qualquer dos níveis da educação básica. ✂️ b) o maior problema vivido pelo país no setor é a falta de vagas no ensino fundamental. ✂️ c) os professores brasileiros, de modo geral, têm curso superior completo. ✂️ d) a violência urbana gera insegurança, o que leva alguns educadores a se recusarem a trabalhar em determinadas regiões. ✂️ e) o professorado brasileiro, após anos de lutas, garantiu salários elevados, compatíveis com os de países desenvolvidos.