Questões Direito Civil Sucessão Testamentária

Arnaldo Butti, cidadão brasileiro, falece em Roma, Itália, local onde residia e tinha d...

Responda: Arnaldo Butti, cidadão brasileiro, falece em Roma, Itália, local onde residia e tinha domicílio. Em seu testamento, firmado em sua residência poucos dias antes de sua morte, Butti, que não tinha he...


1Q414667 | Direito Civil, Sucessão Testamentária

Arnaldo Butti, cidadão brasileiro, falece em Roma, Itália, local onde residia e tinha domicílio. Em seu testamento, firmado em sua residência poucos dias antes de sua morte, Butti, que não tinha herdeiros naturais, deixou um imóvel localizado na Avenida Atlântica, na cidade do Rio de Janeiro, para Júlia, neta de sua enfermeira, que vive no Brasil. Inconformada com a partilha, Fernanda, brasileira, sobrinha-neta do falecido, que há dois anos vivia de favor no referido imóvel, questiona no Judiciário brasileiro a validade do testamento. Alega, em síntese, que, embora obedecesse a todas as formalidades previstas na lei italiana, o ato não seguiu todas as formalidades preconizadas pela lei brasileira. Com base na hipótese acima aventada, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)
A questão trata da validade de um testamento feito no exterior por um cidadão brasileiro que residia na Itália. Fernanda, sobrinha-neta do falecido, questiona a validade do testamento no Brasil, alegando que não foram seguidas as formalidades da lei brasileira.

De acordo com o princípio do 'locus regit actum', que é adotado pela Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB), a forma dos atos jurídicos é regida pela lei do país onde foram celebrados. Esse princípio está expresso no artigo 12 da LINDB.

Portanto, se o testamento foi realizado conforme as formalidades da lei italiana, ele é considerado válido também no Brasil, independentemente das formalidades da lei brasileira. Assim, a alegação de Fernanda não procede, pois o testamento é válido no Brasil se válido na Itália, conforme o princípio do 'locus regit actum'.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.