Questões Português

A Segurança Pública no Brasil N...

Responda: A Segurança Pública no Brasil Na última década, a questão da segurança pública passou a ser considerada problema fundamental e principal desa...


1Q41896 | Português, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MA, FGV

                                                  A Segurança Pública no Brasil

Na última década, a questão da segurança pública passou a ser considerada problema fundamental e principal desafio ao estado de direito no Brasil. A segurança ganhou enorme visibilidade pública e jamais, em nossa história recente, esteve tão presente nos debates tanto de especialistas como do público em geral. 

Os problemas relacionados com o aumento das taxas de criminalidade, o aumento da sensação de insegurança, sobretudo nos grandes centros urbanos, a degradação do espaço público, as dificuldades relacionadas à reforma das instituições da administração da justiça criminal, a violência policial, a ineficiência preventiva de nossas instituições, a superpopulação nos presídios, as rebeliões, as fugas, a degradação das condições de internação de jovens em conflito com a lei, a corrupção, o aumento dos custos operacionais do sistema, os problemas relacionados à eficiência da investigação criminal e das perícias policiais e a morosidade judicial, entre tantos outros, representam desafios para o sucesso do processo de consolidação política da democracia no Brasil. 
                                                                                                                                  (http://www.observatoriodeseguranca.org/seguranca)

Entre os segmentos abaixo, aquele em que o termo sublinhado atua como agente do termo anterior é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c) A questão pede para identificar em qual alternativa o termo sublinhado atua como agente do termo anterior.

Vamos analisar cada alternativa:

a) sensação de insegurança - aqui, 'de insegurança' indica o conteúdo ou o objeto da sensação, não o agente.

b) degradação do espaço público - 'do espaço público' indica o que está sendo degradado, ou seja, o paciente da ação, não o agente.

c) administração da justiça criminal - neste caso, 'da justiça criminal' indica quem exerce a administração, ou seja, a justiça criminal é o agente que administra. Portanto, o termo sublinhado atua como agente do termo anterior.

d) aumento dos custos operacionais - 'dos custos operacionais' indica o que está aumentando, o objeto da ação, não o agente.

e) reforma das instituições - 'das instituições' indica o que está sendo reformado, o paciente da ação, não o agente.

Portanto, a única alternativa em que o termo sublinhado funciona como agente do termo anterior é a letra c.

Fazendo uma segunda checagem, confirmamos que em 'administração da justiça criminal', a expressão 'da justiça criminal' indica quem exerce a administração, ou seja, é o agente da ação, enquanto nas outras alternativas o termo sublinhado indica o objeto ou paciente da ação.

Assim, a resposta correta é a letra c.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.