“É melhor prevenir os crimes do que puni-los”(C. Beccaria) Ass...

“É melhor prevenir os crimes do que puni-los”(C. Beccaria) Assinale a alternativa que apresenta o pensamento adequado ao que é expresso nessa frase.


“É melhor prevenir os crimes do que puni-los” (C. Beccaria)

Assinale a alternativa que apresenta o pensamento adequado ao que é expresso nessa frase. 

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Camila Duarte
    Camila Duarte
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: e) A frase de Cesare Beccaria "É melhor prevenir os crimes do que puni-los" enfatiza a importância da prevenção criminal como forma mais eficaz e humana do que a simples punição após o delito. A alternativa e) "Uma escola cheia leva a uma cadeia vazia" está alinhada com esse pensamento, pois sugere que investir em educação e oportunidades reduz a criminalidade, prevenindo o crime antes que ele ocorra.

    As outras alternativas não refletem essa ideia de prevenção. A alternativa a) fala sobre o efeito do perdão, mas não aborda prevenção. A b) trata do sentimento de culpa como punição interna, não da prevenção do crime. A c) apresenta uma visão utilitarista crítica da punição, mas não enfatiza a prevenção. A d) é uma expressão de justiça retributiva, que defende a punição proporcional, não a prevenção.

    Portanto, a alternativa e) é a que melhor representa o pensamento de Beccaria sobre a importância da prevenção em relação à punição.
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.