Questões Direito Civil Pessoas

Marcos, 46 anos, usuário de entorpecentes que lesionaram irreversivelmente seu sistema ...

Responda: Marcos, 46 anos, usuário de entorpecentes que lesionaram irreversivelmente seu sistema cognitivo, contraiu diversas dívidas e vive em situação de mendicância. Sua mãe e sua ex-mulher, mãe de sua fi...


Q421143 | Direito Civil, Pessoas, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Marcos, 46 anos, usuário de entorpecentes que lesionaram irreversivelmente seu sistema cognitivo, contraiu diversas dívidas e vive em situação de mendicância. Sua mãe e sua ex-mulher, mãe de sua filha de 15 anos, procuram assistência jurídica para gerir a situação. Nesse caso, Marcos

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

No caso apresentado, Marcos será considerado relativamente incapaz por vício em tóxicos e deverá ser assistido na prática de determinados atos. Isso significa que ele não possui plena capacidade para realizar alguns atos da vida civil, necessitando de assistência para sua proteção.

De acordo com o Código Civil Brasileiro, em seu artigo 4º, os maiores de 16 e menores de 18 anos são considerados relativamente incapazes, necessitando de assistência para a prática de certos atos da vida civil. Além disso, os viciados em tóxicos também são enquadrados nessa categoria de relativamente incapazes.

Portanto, no caso de Marcos, sua mãe e sua ex-mulher poderão representá-lo ou assisti-lo em questões relacionadas à administração de seus bens e interesses, visando protegê-lo de possíveis prejuízos decorrentes de sua condição de viciado em entorpecentes.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.