Assinale a alternativa correta sobre a mora, no contexto do inadimplemento da...

Assinale a alternativa correta sobre a mora, no contexto do inadimplemento das obrigações.


Assinale a alternativa correta sobre a mora, no contexto do inadimplemento das obrigações.

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Camila Duarte
    Camila Duarte
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: e)

    Vamos analisar cada alternativa para entender por que a letra e) é a correta:

    a) Errada. O devedor em mora normalmente responde pelos prejuízos causados, inclusive se a impossibilidade da prestação decorreu de caso fortuito durante o atraso, salvo se provar que o caso fortuito é inevitável e externo à sua vontade.

    b) Errada. A purgação da mora exige o pagamento do valor devido acrescido dos encargos decorrentes do atraso, como juros e multa, não apenas o valor nominal.

    c) Errada. Nas obrigações decorrentes de ato ilícito, a mora não depende de interpelação; ela ocorre automaticamente com o inadimplemento.

    d) Errada. Quando não há termo estipulado para cumprimento da obrigação, a mora pode se constituir por interpelação extrajudicial, não exclusivamente pela via judicial.

    e) Correta. Quando a obrigação é positiva, líquida e tem termo certo, o inadimplemento no prazo determina automaticamente a mora do devedor, sem necessidade de interpelação.

    Portanto, a alternativa correta é a letra e).
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.