Questões Direito Civil Bens

Com relação às pessoas naturais, às pessoas jurídicas e aos bens, julgue os itens a ...

Responda: Com relação às pessoas naturais, às pessoas jurídicas e aos bens, julgue os itens a seguir. Uma garrafa de vinho de 1.830 da reserva especial, clausulada com inalienabilidade por testamen...


1Q422744 | Direito Civil, Bens, Delegado de Polícia, Polícia Civil AL, CESPE CEBRASPE

Com relação às pessoas naturais, às pessoas jurídicas e aos bens, julgue os itens a seguir.

Uma garrafa de vinho de 1.830 da reserva especial, clausulada com inalienabilidade por testamento é um bem classificado como consumível fático e, ao mesmo tempo, como bem inconsumível do ponto de vista jurídico.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Vamos entender essa questão com calma. A garrafa de vinho de 1830 é um bem que, na prática, pode ser consumido (ou seja, pode ser bebido, o que caracteriza um bem consumível fático). Isso porque, fisicamente, o vinho vai acabar se for consumido.

Por outro lado, do ponto de vista jurídico, ela é clausulada com inalienabilidade por testamento, o que significa que não pode ser vendida, doada ou transferida. Além disso, como é uma peça histórica e rara, o direito a protege como um bem inconsumível, ou seja, que não deve ser consumido para preservar seu valor.

Então, na prática (fático), é consumível, mas juridicamente é tratado como inconsumível. Por isso, a afirmativa está correta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.