Questões Direito Constitucional Direitos e Deveres Individuais e Coletivos

O governo de determinado estado da Federação publicou medida provisória (MP) que alt...

Responda: O governo de determinado estado da Federação publicou medida provisória (MP) que altera dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Em protesto contra a referida MP, alguns e...


1Q422798 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos

O governo de determinado estado da Federação publicou medida provisória (MP) que altera dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Em protesto contra a referida MP, alguns estudantes do ensino médio do estado ocuparam as escolas públicas, impedindo que os demais alunos frequentassem as aulas. O Ministério Público estadual ingressou com medida judicial requerendo a imediata reintegração e desocupação das escolas invadidas. A medida judicial requerida foi deferida por um juiz de primeiro grau que tomou posse há vinte meses.

A respeito dessa situação hipotética e de aspectos constitucionais a ela relacionados, julgue os itens a seguir.

O juiz agiu corretamente ao deferir a medida judicial, uma vez que a conduta dos alunos não encontra amparo no direito fundamental à liberdade de expressão e de livre reunião e manifestação.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

O juiz agiu corretamente ao deferir a medida judicial porque, apesar de os estudantes terem o direito fundamental à liberdade de expressão e de manifestação, esse direito não pode ser exercido de forma a impedir o acesso de outros alunos às aulas. A ocupação das escolas, que impede o funcionamento normal e o direito à educação dos demais estudantes, ultrapassa os limites do direito de manifestação. Portanto, a desocupação é medida adequada para garantir o direito à educação e a ordem pública.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.