Questões Direito Constitucional Direitos Políticos

Um grupo de políticos quer criar, ainda no ano de 2003, um novo partido político, co...

Responda: Um grupo de políticos quer criar, ainda no ano de 2003, um novo partido político, com o objetivo de disputar eleições municipais. O partido a ser criado terá caráter regional, devendo atuar, por...


1Q423684 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Encarregado de Recepção, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Um grupo de políticos quer criar, ainda no ano de 2003, um novo partido político, com o objetivo de disputar eleições municipais. O partido a ser criado terá caráter regional, devendo atuar, portanto, somente em determinada região do país. O seu estatuto deverá prever a perda do mandato político do filiado, eventualmente eleito, que desobedecer a orientação do partido.

A respeito da situação hipotética descrita acima, julgue os itens subseqüentes.

O partido político, após adquirir personalidade jurídica, deverá ter seus estatutos registrados no Tribunal Superior Eleitoral.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

De acordo com a legislação eleitoral brasileira, especificamente a Lei nº 9.096/1995, que dispõe sobre os partidos políticos, o partido político, após adquirir personalidade jurídica, deve registrar seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Esse registro é fundamental para que o partido possa atuar legalmente e participar das eleições. O TSE é o órgão competente para homologar o registro dos estatutos, garantindo que estejam em conformidade com a legislação vigente.

Portanto, a afirmação de que o partido político, após adquirir personalidade jurídica, deverá ter seus estatutos registrados no Tribunal Superior Eleitoral está correta.

Além disso, a questão menciona que o partido terá caráter regional, o que é permitido pela legislação, desde que respeitadas as normas para criação e registro. A previsão no estatuto sobre a perda do mandato por desobediência à orientação partidária também é prevista na legislação, mas não interfere na necessidade do registro dos estatutos no TSE.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.