Questões Direito Constitucional

A Constituição prevê diversos instrumentos para a defesa de direitos e garantias, se...

Responda: A Constituição prevê diversos instrumentos para a defesa de direitos e garantias, sendo certo que cada uma destas vias aplica-se a determinadas situações. Indique o instrumento processual que es...


1Q424083 | Direito Constitucional, Guarda Municipal, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, NCE

A Constituição prevê diversos instrumentos para a defesa de direitos e garantias, sendo certo que cada uma destas vias aplica-se a determinadas situações. Indique o instrumento processual que está corretamente relacionado à hipótese de sua utilização:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

A alternativa "d" está correta e refere-se ao "habeas data", que é um instrumento processual previsto na Constituição Federal para assegurar ao indivíduo o acesso a informações relativas à sua pessoa, que estejam contidas em registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público, bem como para a retificação desses dados. Esse direito está previsto no artigo 5º, inciso LXXII, da Constituição Federal.

As demais alternativas estão incorretas porque:
a) O "habeas corpus" é utilizado para proteger a liberdade de locomoção e não a liberdade de expressão, conforme previsto no artigo 5º, inciso LXVIII, da Constituição Federal.
b) A ação popular é um instrumento para anular atos lesivos ao patrimônio público ou à moralidade administrativa, entre outros, conforme o artigo 5º, inciso LXXIII, da Constituição Federal, e não para proteger direito líquido e certo, que é objeto do mandado de segurança.
c) O mandado de injunção é utilizado quando a falta de norma regulamentadora torna inviável o exercício de direitos e liberdades constitucionais, conforme o artigo 5º, inciso LXXI, da Constituição Federal, e não o mandado de segurança.
e) A ação popular é o instrumento adequado para qualquer cidadão propor visando anular ato lesivo ao patrimônio público, e não o mandado de injunção, conforme o artigo 5º, inciso LXXIII, da Constituição Federal.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.