Questões Direito Constitucional

Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de um...

Responda: Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base nas normas previstas na Emenda Constitucional n.º 20, de 15/12/1998.


1Q424251 | Direito Constitucional, Técnico Previdenciário, Paraná Previdência PR, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base nas normas previstas na Emenda Constitucional n.º 20, de 15/12/1998.

Aldo, titular de cargo efetivo de professor do município de São Paulo, comprovou trinta anos de efetivo exercício das funções de magistério no ensino médio, sendo dez anos no cargo do município de São Paulo e vinte anos no governo do estado do Paraná. Nessa situação, ao completar 55 anos de idade no cargo de professor do município de São Paulo, Aldo poderá aposentar-se com proventos integrais correspondentes à totalidade da remuneração desse cargo.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Vamos entender o porquê. A Emenda Constitucional nº 20/1998 trouxe regras específicas para a aposentadoria dos professores, permitindo que eles se aposentem com proventos integrais ao completarem 30 anos de efetivo exercício no magistério e 55 anos de idade, no caso dos homens.

No caso do Aldo, ele tem 30 anos de magistério (10 no município de São Paulo e 20 no estado do Paraná). A Emenda permite a contagem do tempo de serviço em diferentes entes federativos para fins de aposentadoria, desde que seja efetivo exercício no magistério.

Portanto, ao completar 55 anos, Aldo poderá se aposentar com proventos integrais, calculados com base na remuneração do cargo efetivo que ele ocupa atualmente, que é o do município de São Paulo.

Logo, a assertiva está certa.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.