Questões Direito Constitucional Direitos e Garantias Fundamentais

Lucas - com prisão decretada em razão de não haver pago a pensão alimentícia devida ...

Responda: Lucas - com prisão decretada em razão de não haver pago a pensão alimentícia devida aos filhos - ingressou na justiça com pedido de habeas corpus, sob a alegação de já haver pago as par...


1Q425761 | Direito Constitucional, Direitos e Garantias Fundamentais, Atendente de Recepção, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Lucas - com prisão decretada em razão de não haver pago a pensão alimentícia devida aos filhos - ingressou na justiça com pedido de habeas corpus, sob a alegação de já haver pago as parcelas da pensão alimentícia reclamadas.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Mencionado na hipótese em apreço, o habeas corpus é uma ação constitucional de natureza penal e de procedimento especial, isenta de custas, cabível sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) Certo

O habeas corpus é uma ação constitucional prevista no artigo 5º, inciso LXVIII da Constituição Federal, e não possui natureza penal, mas sim de natureza processual penal. Ele é um instrumento jurídico utilizado para proteger o direito de locomoção do indivíduo, ou seja, sua liberdade de ir e vir, sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção por ilegalidade ou abuso de poder. Além disso, o habeas corpus é isento de custas, sendo um remédio jurídico gratuito para proteção do direito de liberdade. Portanto, o item está correto ao afirmar que o habeas corpus é uma ação constitucional de natureza processual penal, isenta de custas, cabível sempre que houver ameaça ou violação à liberdade de locomoção.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.