Questões Enfermagem

A melena e sugestiva de:

Responda: A melena e sugestiva de:


1Q43185 | Enfermagem, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

A melena e sugestiva de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) Hemorragia digestiva alta.

A melena é caracterizada pela presença de fezes negras, pegajosas e com odor fétido, resultado da digestão do sangue no trato gastrointestinal. Isso ocorre quando há sangramento em uma região superior ao ângulo de Treitz, ou seja, no esôfago, estômago ou duodeno, caracterizando uma hemorragia digestiva alta.

A hemorragia digestiva baixa, por outro lado, geralmente apresenta sangue vermelho vivo nas fezes, chamado de hematoquezia, e não melena.

Sepse, apendicite e gastroenterite aguda não estão diretamente relacionadas com a presença de melena, pois são condições que não envolvem sangramento digestivo significativo que cause essa alteração nas fezes.

Portanto, a melena é sugestiva de hemorragia digestiva alta, conforme previsto na literatura médica e em protocolos clínicos.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.