Considerando os direitos relativos ao Regime Geral da Previdência Social insc...

Considerando os direitos relativos ao Regime Geral da Previdência Social insculpidos no texto constitucional federal é correto afirmar:


Considerando os direitos relativos ao Regime Geral da Previdência Social insculpidos no texto constitucional federal é correto afirmar:

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Marcos de Castro
    Marcos de Castro
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: a) A Constituição Federal, em seu artigo 201, estabelece que é vedada a filiação ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS) na qualidade de segurado facultativo para quem já participa de regime próprio de previdência social. Isso evita a dupla contribuição e a acumulação indevida de benefícios.

    Analisando as outras alternativas, a letra b está incorreta porque a correção monetária dos salários de contribuição para cálculo dos benefícios é prevista, mas não há exceção para aposentadoria por tempo de contribuição quanto à correção dos doze últimos salários.

    A alternativa c está errada, pois a gratificação natalina (13º salário) dos aposentados e pensionistas é calculada com base no valor do benefício recebido, não na média dos proventos ao longo do ano base.

    A letra d é incorreta porque a Constituição permite a adoção de critérios diferenciados para aposentadoria, por exemplo, para professores, trabalhadores rurais e pessoas com deficiência, conforme artigo 201, parágrafo 1º.

    Por fim, a alternativa e está errada, pois o valor do benefício substitutivo não pode ser inferior ao salário mínimo, conforme o artigo 201, inciso V, da Constituição Federal.

    Portanto, a única afirmativa correta é a letra a.
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.