Questões Português Interpretação de Textos

“Quero ser seudiscípulo. Quero aprender a cortar árvores como o...

Responda: “Quero ser seudiscípulo. Quero aprender a cortar árvores como o senhor.” A palavra sublinhada pode, na frase, ser adequadamente substituída por


1Q43416 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar Administrativo, COPASA, FUNDEP

Texto associado.
Afiando o Machado 

No Alasca, um esporte tradicional é cortar árvores. Há lenhadores famosos, com domínio, habilidade e energia no uso do machado. Querendo tornar-se também um grande lenhador, um jovem escutou falar do melhor de todos os lenhadores do país. Resolveu procurá-lo. 

- Quero ser seu discípulo. Quero aprender a cortar árvore como o senhor. O jovem empenhou-se no aprendizado das lições do mestre, e depois de algum tempo achou-se melhor que ele. Mais forte, mais ágil, mais jovem, venceria facilmente o velho lenhador. Desafiou o mestre para uma competição de oito horas, para ver qual dos dois cortaria mais árvores. 

O desafio foi aceito, e o jovem lenhador começou a cortar árvores com entusiasmo e vigor. Entre uma árvore e outra, olhava para o mestre, mas na maior parte das vezes o via sentado. O jovem voltava às suas árvores, certo da vitória, sentindo piedade pelo velho mestre. 

Quando terminou o dia, para grande surpresa do jovem, o velho mestre havia cortado muito mais árvores do que o seu desafiante. 
Mas como é que pode? - surpreendeu-se. Quase todas as vezes em que olhei, você estava descansando! 
Não, meu filho, eu não estava descansando. Estava afiando o machado. Foi por isso que você perdeu. 

Aprendizado é um processo que não tem fim. Sempre temos algo a aprender. O tempo utilizado para afiar o machado é recompensado valiosamente. O reforço no aprendizado, que dura a vida toda, é como afiar sempre o machado. 

Continue afiando o seu. 

Do livro: Comunicação Global - Dr. Lair Ribeiro
“Quero ser seu discípulo. Quero aprender a cortar árvores como o senhor.” 

A palavra sublinhada pode, na frase, ser adequadamente substituída por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d) seguidor.

A palavra 'discípulo' tem o sentido de alguém que segue os ensinamentos ou orientações de outra pessoa, geralmente em um contexto de aprendizado ou formação. Portanto, o termo mais adequado para substituir 'discípulo' na frase é 'seguidor', pois mantém a ideia de alguém que deseja aprender e seguir os passos do outro.

As outras alternativas não são adequadas porque 'amigo' indica uma relação de amizade, 'colega de trabalho' indica uma relação de parceria profissional no mesmo nível, e 'professor' é quem ensina, não quem aprende. Assim, 'seguidor' é a palavra que melhor preserva o sentido original da frase.

Fazendo uma checagem dupla, confirmamos que 'seguidor' é o termo que mantém o sentido de aprendizado e acompanhamento, o que é essencial para a palavra 'discípulo'. Portanto, a alternativa correta é a letra d.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.