Questões Direito Constitucional Direitos e Garantias Fundamentais

À luz da organização político-administrativa prevista na Constituição Federal, julgu...

Responda: À luz da organização político-administrativa prevista na Constituição Federal, julgue o item abaixo. Ao vedar à União, aos estados, ao DF e aos municípios estabelecer cultos religiosos ou...


1Q436536 | Direito Constitucional, Direitos e Garantias Fundamentais, Analista Judiciário, STM, CESPE CEBRASPE

À luz da organização político-administrativa prevista na Constituição Federal, julgue o item abaixo.

Ao vedar à União, aos estados, ao DF e aos municípios estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público, a Constituição aponta, segundo doutrina majoritária do direito constitucional, uma República Federativa leiga ou laica, destacando a separação entre Estado e Igreja, inexistindo religião oficial, apesar de o preâmbulo constitucional conter a expressão "sob a proteção de Deus".

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

A Constituição Federal realmente veda que a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios estabeleçam cultos religiosos ou igrejas, subvencionem essas instituições, embaraçando seu funcionamento ou mantenham relações de dependência ou aliança com elas. Essa vedação está no artigo 19, que reforça o caráter laico do Estado brasileiro.

Isso significa que o Brasil é uma República Federativa laica, ou seja, não tem religião oficial e mantém a separação entre Estado e Igreja. O fato de o preâmbulo mencionar "sob a proteção de Deus" não cria uma religião oficial, pois o preâmbulo não tem força normativa e essa expressão é entendida como um elemento cultural e histórico, sem efeito jurídico para estabelecer uma religião oficial.

Portanto, a afirmação está correta segundo a doutrina majoritária do direito constitucional.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.