Questões Direito Constitucional Direitos e Deveres Individuais e Coletivos

Pedro da Silva foi aprovado em um concurso público e lotado no órgão responsável pela g...

Responda: Pedro da Silva foi aprovado em um concurso público e lotado no órgão responsável pela guarda dos documentos. Logo na primeira semana, foram-lhe solicitadas informações da pasta funcional de um apos...


1Q440746 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Assistente Administrativo, UFRJ, UFRJ

Pedro da Silva foi aprovado em um concurso público e lotado no órgão responsável pela guarda dos documentos. Logo na primeira semana, foram-lhe solicitadas informações da pasta funcional de um aposentado, por parte de um parente. Com base na Constituição Federal, no Regime Jurídico do Servidor e na Lei 8.159/91, a providência tomada por Pedro foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

Aqui a questão envolve o direito à informação e a proteção da privacidade. A Constituição Federal garante a inviolabilidade da intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas, o que inclui documentos pessoais e funcionais. Mesmo que o parente peça a informação, não é automático que ela seja liberada.

A Lei 8.159/91 trata da política nacional de arquivos públicos e privados, mas não assegura acesso pleno a qualquer pessoa sem critérios. O Regime Jurídico do Servidor prevê atendimento ao público, mas isso não significa liberar dados pessoais sem autorização.

Portanto, a atitude correta de Pedro é verificar quem está pedindo a informação e qual a finalidade, para garantir que não haja violação da privacidade do aposentado. Só com essa checagem é que pode decidir se libera ou não a informação.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.