Questões Enfermagem

O choque cardiogênico é diagnosticado pela presença de alterações hemodinâmicas sistêmi...

Responda: O choque cardiogênico é diagnosticado pela presença de alterações hemodinâmicas sistêmicas e pulmonares, que resultam de débito cardíaco e perfusão tecidual inadequados. Leia as afirmações a seguir...


Q44149 | Enfermagem, Enfermeiro, HCFMUSP, VUNESP

O choque cardiogênico é diagnosticado pela presença de alterações hemodinâmicas sistêmicas e pulmonares, que resultam de débito cardíaco e perfusão tecidual inadequados. Leia as afirmações a seguir e indique se elas são (V) para verdadeira e (F) para falsa. 

( ) A causa mais comum de choque cardiogênico é infarto do miocárdio ventricular esquerdo extenso. 
( ) O choque cardiogênico é causado pela perda da força contrátil atrial, que resulta em volume sistólico e débito cardíaco aumentados. 
( ) As manifestações clínicas do choque cardiogênico são congestão pulmonar, distensão das veias cervicais e extremidades frias e cianóticas entre outras. 
( ) Os líquidos deverão ser infundidos para aumentar a pressão de enchimento ventricular. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 25/06/2025 18:41:27🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

Vamos analisar cada afirmação:

1. (V) A causa mais comum de choque cardiogênico é infarto do miocárdio ventricular esquerdo extenso.
- Esta afirmação é verdadeira. O choque cardiogênico é frequentemente causado por um infarto agudo do miocárdio, especialmente quando há extenso comprometimento do ventrículo esquerdo, que é responsável pela maior parte da força de bombeamento do coração.

2. (F) O choque cardiogênico é causado pela perda da força contrátil atrial, que resulta em volume sistólico e débito cardíaco aumentados.
- Esta afirmação é falsa. O choque cardiogênico é causado pela perda da força contrátil do miocárdio (principalmente do ventrículo esquerdo), resultando em redução do volume sistólico e do débito cardíaco, e não o aumento destes.

3. (V) As manifestações clínicas do choque cardiogênico são congestão pulmonar, distensão das veias cervicais e extremidades frias e cianóticas entre outras.
- Esta afirmação é verdadeira. Estes são sintomas típicos do choque cardiogênico, refletindo a insuficiência cardíaca e a má perfusão tecidual.

4. (F) Os líquidos deverão ser infundidos para aumentar a pressão de enchimento ventricular.
- Esta afirmação é falsa. Embora a infusão de líquidos possa ser considerada em alguns casos para ajudar a manter a pressão arterial, no choque cardiogênico, o cuidado com a administração de fluidos é crucial, pois o coração já está comprometido e pode não ser capaz de lidar com um volume aumentado, podendo agravar a congestão pulmonar e a insuficiência cardíaca.

Portanto, a sequência correta é V, F, V, F.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.