Questões Direito Constitucional Ministério Público

O Ministério Público de um estado da Federação ingressou com diversas ações de impro...

Responda: O Ministério Público de um estado da Federação ingressou com diversas ações de improbidade administrativa contra servidores do alto escalão do governo. Diante disso, o governador resolveu enviar...


1Q441949 | Direito Constitucional, Ministério Público, Motorista, MPE RR, CESPE CEBRASPE

O Ministério Público de um estado da Federação ingressou com diversas ações de improbidade administrativa contra servidores do alto escalão do governo. Diante disso, o governador resolveu enviar um projeto de lei para a assembléia legislativa, o qual prevê a extinção de diversas promotorias, a demissão de promotores e a retirada da atribuição do Ministério Público de ajuizar ações de improbidade.

Com base na situação hipotética acima e na legislação pertinente, julgue os itens a seguir.

O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, e dispõe de autonomia funcional, administrativa e financeira, garantias e prerrogativas essas que impedem a adoção das medidas descritas na situação descrita.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

O Ministério Público (MP) é, sim, uma instituição permanente e essencial à função jurisdicional do Estado, conforme previsto no artigo 127 da Constituição Federal. Ele possui autonomia funcional, administrativa e financeira, o que significa que não pode ser submetido a interferências externas que comprometam sua independência. Além disso, as garantias e prerrogativas do MP protegem seus membros contra demissões arbitrárias e mudanças que prejudiquem suas atribuições, como a retirada da competência para ajuizar ações de improbidade administrativa. Portanto, o governador não pode simplesmente extinguir promotorias, demitir promotores ou retirar atribuições do MP por meio de projeto de lei, pois isso violaria a autonomia e a independência da instituição.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.