Gerenciar correta e adequadamente os insumos da farmácia tem sido um dos grandes desafios dos profissionais nas últimas décadas. Com o ritmo acelerado das inovações tecnológicas, o número de produtos ofertados a cada dia vem se avolumando velozmente.
As formas de controle e acompanhamento que o farmacêutico deve adotar para assegurar a qualidade e a efetividade desse processo são
✂️ a) realizar a segregação imediata e solicitar sua troca ou reposição ao deparar com um produto que não atende às especificações parametrizadas na padronização do item. ✂️ b) realizar os inventários dos estoques periodicamente, a fim de evitar movimentações erradas, liberação de materiais sem registro ou autorização, erros de contagem e possíveis desvios. ✂️ c) trabalhar com um sistema de controle dos estoques, realizando o cruzamento dos dados fornecidos pela Curva ABCXYZ, por necessidades sazonais, pela relação com o mercado e por si tuação geográfica. ✂️ d) realizar controles sistemáticos dos produtos recebidos, avaliando a adequação entre solicitação X entrega X faturamento X entrada nos estoques, para evitar pagamentos inadequados. ✂️ e) utilizar sistemas informatizados para gerenciamento de todos os produtos, dispondo de especificações técnicas detalhadas dos itens padronizados e de relação de fornecedores validados e credenciados.