Questões Direito Constitucional Prerrogativas Parlamentares

A respeito do Poder Legislativo, julgue os itens de 67 a 72. Considere-se que tenha sid...

Responda: A respeito do Poder Legislativo, julgue os itens de 67 a 72. Considere-se que tenha sido expedido diploma de eleito pela Justiça Eleitoral para Pedro como deputado federal, mas ele ainda não tenha ...


Q444644 | Direito Constitucional, Prerrogativas Parlamentares, Recepcionista, CFO DF, Instituto Quadrix, 2017

A respeito do Poder Legislativo, julgue os itens de 67 a 72. Considere-se que tenha sido expedido diploma de eleito pela Justiça Eleitoral para Pedro como deputado federal, mas ele ainda não tenha sido empossado como tal. Nesse caso, Pedro, que responde à ação criminal na Justiça estadual, somente poderá ser submetido a julgamento perante o STF após sua posse.

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Para responder a essa questão, é importante destacar que o foro por prerrogativa de função, também conhecido como foro privilegiado, é um direito conferido a determinadas autoridades para serem julgadas por tribunais superiores em razão do cargo que ocupam.

No caso apresentado, Pedro foi eleito como deputado federal, mas ainda não foi empossado. Mesmo sem ter sido empossado, por ter sido eleito, ele já possui foro por prerrogativa de função, ou seja, deve ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em casos de crimes comuns.

Portanto, a afirmação de que Pedro somente poderá ser submetido a julgamento perante o STF após sua posse está ERRADA. Mesmo antes da posse, Pedro já possui foro por prerrogativa de função e pode ser julgado pelo STF em casos de crimes comuns.

Gabarito: b) Errado
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.