Questões Português

A frase cuja redação está inteiramente correta é:

Responda: A frase cuja redação está inteiramente correta é:


1Q44553 | Português, Técnico Judiciário Edificações, TRF 3a, FCC, 2017

A frase cuja redação está inteiramente correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a frase corretamente redigida:

a) "Obtido pela identificação por radiofrequência, os dados das placas de veículos são passíveis em oferecer informações valiosas acerca dos motoristas." - O erro aqui está na concordância. O sujeito "os dados" é plural, então o particípio deveria estar também no plural: "Obtidos pela identificação por radiofrequência...".

b) "Na cidade inteligente, a automatização da gestão de setores urbanos são facilitadores de serviços imprecindíveis, como saúde, educação e segurança." - O erro está na concordância verbal. O sujeito "a automatização" é singular, então o verbo deveria ser "é" e não "são".

c) "Londres e Barcelona estão entre as cidades que mais destaca-se em termos de inteligência, com avançados centros de operação de dados." - O erro está na colocação pronominal e concordância. Deveria ser "destacam-se".

d) "São necessários viabilizar projetos de cidades inteligentes, amparados em políticas públicas que salvaguardam os dados abertos dos cidadãos." - O erro está na concordância. O correto seria "É necessário viabilizar projetos...".

e) "O aprimoramento de técnicas de informatização de dados permitiu que surgisse um novo conceito de cidade, concebido como espaço de fluxos." - Esta frase está corretamente redigida. O verbo "permitiu" está corretamente conjugado no singular para concordar com o sujeito "O aprimoramento", e a estrutura da frase está coerente e gramaticalmente correta.

Portanto, a frase corretamente redigida é a alternativa (e).

Gabarito: e)
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.