Questões Direito Constitucional Nacionalidade

Paulo é estrangeiro, residente no Brasil há 19 anos ininterruptos, mas tem uma condenaç...

Responda: Paulo é estrangeiro, residente no Brasil há 19 anos ininterruptos, mas tem uma condenação criminal na justiça brasileira e pretende obter a sua naturalização como cidadão brasileiro. Nos moldes da ...


1Q445735 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Procurador, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo SP, VUNESP, 2018

Paulo é estrangeiro, residente no Brasil há 19 anos ininterruptos, mas tem uma condenação criminal na justiça brasileira e pretende obter a sua naturalização como cidadão brasileiro. Nos moldes da Constituição Federal, Paulo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) Paulo, estrangeiro residente no Brasil há 19 anos, preenche o requisito de tempo de residência para naturalização, que é de 15 anos, conforme o artigo 12, inciso II, alínea 'a' da Constituição Federal.
No entanto, a Constituição Federal, em seu artigo 12, §4º, estabelece que a naturalização não será concedida a quem tenha condenação criminal no Brasil, salvo se reabilitado.
Portanto, a existência de condenação criminal impede a naturalização, independentemente da nacionalidade de origem do estrangeiro.
Assim, mesmo que Paulo tenha residência prolongada no Brasil, a condenação criminal o impede de obter a naturalização, salvo se houver reabilitação, o que não foi mencionado no enunciado.
As demais alternativas estão incorretas porque ou desconsideram a condenação criminal (b e e), ou erram no requisito de tempo de residência (c), ou condicionam a naturalização à nacionalidade portuguesa, o que não é o caso (d).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.