Questões Direito Constitucional Controle de Constitucionalidade

A Lei estadual nº ZX4/2006 regulamentou determinado preceito constitucional, que veio a...

Responda: A Lei estadual nº ZX4/2006 regulamentou determinado preceito constitucional, que veio a ser revogado por emenda constitucional. Apesar de a vigência da referida Lei ter sido nitidamente afastada pe...


1Q446535 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Analista do Ministério Público, Ministério Público Estadual AL, FGV, 2018

A Lei estadual nº ZX4/2006 regulamentou determinado preceito constitucional, que veio a ser revogado por emenda constitucional. Apesar de a vigência da referida Lei ter sido nitidamente afastada pela reforma constitucional, diversos órgãos administrativos e judiciais continuaram a aplicá-la, o que vinha afetando a harmônica convivência entre as estruturas estatais de poder. Assinale a opção que indica o instrumento a ser utilizado, pelo devido legitimado, para que seja reconhecida, em sede de controle concentrado de constitucionalidade, a incompatibilidade entre a Lei estadual nº ZX4/06 e a Constituição da República.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) Arguição de descumprimento de preceito fundamental.

A questão trata da situação em que uma lei estadual, que regulamentava um preceito constitucional, foi revogada por uma emenda constitucional. Apesar disso, a lei continuou a ser aplicada, causando conflitos entre os órgãos do Estado.

O instrumento adequado para o controle concentrado de constitucionalidade, quando se quer reconhecer a incompatibilidade de uma norma infraconstitucional com a Constituição Federal, especialmente quando há preceitos fundamentais envolvidos, é a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF).

A ADPF está prevista no artigo 102, parágrafo único, da Constituição Federal, e regulamentada pela Lei 9.882/1999. Ela serve para evitar ou reparar lesão a preceito fundamental resultante de ato do poder público, sendo cabível para sanar controvérsias que envolvam normas já revogadas ou em conflito com a Constituição.

As demais alternativas não são adequadas: a Representação por inconstitucionalidade não é um instrumento previsto; a Ação declaratória de não recepção não existe como ação autônoma; a Reclamação constitucional serve para preservar a competência do STF ou garantir a autoridade de suas decisões; e o Mandado de segurança é para proteger direito líquido e certo, não para controle concentrado de constitucionalidade.

Portanto, a ADPF é o meio correto para que o legitimado possa requerer o reconhecimento da incompatibilidade da lei estadual com a Constituição, em sede de controle concentrado.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.