Durval foi alvo de racismo em seu trabalho. Ao consultar a Constituição Feder...

Durval foi alvo de racismo em seu trabalho. Ao consultar a Constituição Federal, descobriu que a prática de racismo constitui crime


Durval foi alvo de racismo em seu trabalho. Ao consultar a Constituição Federal, descobriu que a prática de racismo constitui crime

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Matheus Fernandes
    Matheus Fernandes
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: e) A Constituição Federal, no artigo 5º, inciso XLII, estabelece que a prática de racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.

    Isso significa que o racismo não admite fiança, ou seja, o acusado não pode pagar para responder em liberdade, e o direito de punir o crime não prescreve, podendo ser cobrado a qualquer tempo.

    Além disso, a pena prevista para o crime de racismo é de reclusão, que é uma pena privativa de liberdade mais grave que a detenção.

    A lei que detalha as penas para o crime de racismo é a Lei nº 7.716/1989, que trata dos crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor.

    Fazendo uma checagem dupla, as alternativas que indicam detenção (menos grave) ou que não mencionam a imprescritibilidade ou inafiançabilidade estão incorretas, confirmando que a alternativa correta é a letra e.
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.