Questões Direito Constitucional

Os remédios constitucionais são garantias, meios assecuratórios, definidos no art. 5.º ...

Responda: Os remédios constitucionais são garantias, meios assecuratórios, definidos no art. 5.º da CF com o objetivo de proteger os valores e princípios fundamentais e o cidadão contra a violação de um dire...


1Q44955 | Direito Constitucional, Advogado, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Os remédios constitucionais são garantias, meios assecuratórios, definidos no art. 5.º da CF com o objetivo de proteger os valores e princípios fundamentais e o cidadão contra a violação de um direito ou de uma liberdade. Acerca dos direitos e das garantias fundamentais, julgue os itens que se seguem.

O STF adota a posição de que o mandado de injunção não tem função concretista, porque não cabe ao Poder Judiciário conferir disciplina legal ao caso concreto sob pena de violação ao princípio da separação dos poderes.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

O Supremo Tribunal Federal realmente entende que o mandado de injunção não tem uma função concretista, ou seja, ele não serve para o Judiciário criar uma solução específica para um caso concreto. Isso porque o mandado de injunção é um remédio constitucional usado quando falta norma regulamentadora para que um direito constitucional seja exercido. O papel do Judiciário, nesse caso, é reconhecer essa omissão e determinar que o Legislativo ou o Executivo tomem as providências necessárias, sem que o próprio Judiciário crie a norma, respeitando assim a separação dos poderes. Portanto, a afirmativa está correta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.