Questões Direito do Trabalho Proteção do Trabalho da Mulher

Maria, empregada de uma panificadora, adotou uma criança em idade de alfabetização. Qua...

Responda: Maria, empregada de uma panificadora, adotou uma criança em idade de alfabetização. Quando da adoção, obteve a informação de que faria jus à licença-maternidade, daí decorrente. Em conversa com seu...


1Q451904 | Direito do Trabalho, Proteção do Trabalho da Mulher

Maria, empregada de uma panificadora, adotou uma criança em idade de alfabetização. Quando da adoção, obteve a informação de que faria jus à licença-maternidade, daí decorrente. Em conversa com seu empregador, Maria foi informada que não desfrutava do mencionado benefício. Na dúvida a empregada requereu a licença-maternidade junto ao INSS. Diante do caso apresentado, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

Maria tem direito à licença-maternidade, conforme estabelece a legislação brasileira. O artigo 392-A da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o artigo 71-A da Lei nº 8.213/1991 garantem esse direito à empregada que adota uma criança, independentemente da idade da criança adotada.

A duração da licença-maternidade é de 120 dias, sem prejuízo do emprego e do salário. Essa disposição é aplicável tanto para o caso de nascimento quanto para o caso de adoção, promovendo a igualdade entre nascimento e adoção no que tange aos direitos trabalhistas e previdenciários.

Portanto, a informação dada pelo empregador de Maria estava incorreta, e ela fez bem em requerer a licença-maternidade junto ao INSS, pois está amparada pela legislação vigente.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.