Questões Direito Penal Legislação Penal Especial

Em cada um dos itens de 107 a 111, é apresentada uma situação hipotética considerand...

Responda: Em cada um dos itens de 107 a 111, é apresentada uma situação hipotética considerando a legislação extravagante, seguida de uma assertiva a ser julgada. Uma mulher solicitou apoio policia...


1Q459184 | Direito Penal, Legislação Penal Especial, Policial Militar PM Soldado, Policia Militar DF, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens de 107 a 111, é apresentada uma situação hipotética considerando a legislação extravagante, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Uma mulher solicitou apoio policial sob alegação de que seu esposo lhe agredira minutos antes, provocando-lhe lesões corporais de natureza leve. Após breves diligências, o autor foi localizado e apresentado, sem qualquer resistência, à autoridade policial, perante a qual assumiu ter agredido fisicamente a esposa com o cabo de um facão. Nessa situação, pode a autoridade policial agir de ofício e adotar as providências legais cabíveis, independentemente de representação da vítima.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Nesse caso, a autoridade policial pode sim agir de ofício, ou seja, sem necessidade de representação da vítima. Isso porque a lesão corporal leve praticada contra a mulher no contexto de violência doméstica é uma situação em que a lei prevê a atuação imediata da polícia para proteger a vítima. A legislação extravagante, como a Lei Maria da Penha, determina que, diante de agressão doméstica, a autoridade deve tomar providências independentemente da vontade da vítima, para garantir sua segurança e evitar a impunidade do agressor. Portanto, a polícia pode e deve agir de ofício.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.