Questões Direito Penal Crimes Contra Administração

João integra uma organização criminosa que, além de contrabandear e armazenar, vende...

Responda: João integra uma organização criminosa que, além de contrabandear e armazenar, vende, clandestinamente, cigarros de origem estrangeira nas ruas de determinada cidade brasileira. A part...


Q459734 | Direito Penal, Crimes Contra Administração, Escrivão de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

João integra uma organização criminosa que, além de contrabandear e armazenar, vende, clandestinamente, cigarros de origem estrangeira nas ruas de determinada cidade brasileira.

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

O crime de contrabando, como o praticado por João e sua organização criminosa, foi tipificado no Código Penal brasileiro em decorrência do princípio da continuidade normativo-típica.

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Certo!
Em 2014, com a vigência do Art. 334-A, o Crime de Contrabando passou a ter tipificação própría. Antes disso, o crime era o de Contrabando e Descaminho.
Portanto, o princípio da continuidade normativo-típica é quando uma norma penal é revogada, porém, a mesma conduta continua sendo incriminada, só que agora por outro artigo.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.