Questões Direito Penal Crimes Contra o Patrimônio

A duplicata, regulamentada pela Lei nº 5.474/68, é um título de crédito emitido, fac...

Responda: A duplicata, regulamentada pela Lei nº 5.474/68, é um título de crédito emitido, facultativamente, pelo empresário com base em fatura representativa de compra e venda ou de prestação de serviços...


1Q460290 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Analista Jurídico, PGE DF, IADES

A duplicata, regulamentada pela Lei nº 5.474/68, é um título de crédito emitido, facultativamente, pelo empresário com base em fatura representativa de compra e venda ou de prestação de serviços. Assinale a alternativa correta sobre o tema.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e)

Vamos analisar as alternativas para entender por que a letra e) é a correta:

a) Errada. A duplicata é um título que representa uma compra e venda ou prestação de serviço já realizada, ou seja, um negócio preexistente. Não pode ser emitida com base em contrato para entrega futura, porque não há ainda a operação que justifique o título.

b) Errada. A duplicata tem natureza causal, ou seja, depende do negócio jurídico subjacente (compra e venda ou prestação de serviço). Ela não pode ser emitida para cobranças diversas como juros, multas, condomínio, aluguel, etc.

c) Errada. Para a emissão da duplicata, além do contrato de compra e venda, é necessário o aceite do sacado (quem deve pagar), que é uma forma de comprovar a existência da obrigação.

d) Errada. O crime de duplicata simulada exige dolo, ou seja, intenção de enganar. A modalidade culposa (sem intenção) não configura crime, e o prejuízo não é requisito para a tipificação.

e) Correta. O artigo 172 do Código Penal pune quem emite duplicata, fatura ou nota de venda que não corresponda a uma compra e venda ou prestação de serviço efetiva. Também pune a falsificação ou adulteração do livro de registros de duplicata, com pena de detenção de 2 a 4 anos e multa.

Portanto, a alternativa e) está correta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.