Questões Direito Penal Princípios do Direito Penal

A afirmação de que o Direito Penal não constitui um sistema exaustivo de proteção de be...

Responda: A afirmação de que o Direito Penal não constitui um sistema exaustivo de proteção de bens jurídicos, de sorte a abranger todos os bens que constituem o universo de bens do indivíduo, mas representa...


1Q462430 | Direito Penal, Princípios do Direito Penal, Juiz Federal Substituto, TJ SC, FCC

A afirmação de que o Direito Penal não constitui um sistema exaustivo de proteção de bens jurídicos, de sorte a abranger todos os bens que constituem o universo de bens do indivíduo, mas representa um sistema descontínuo de seleção de ilícitos decorrentes da necessidade de criminalizá-los ante a indispensabilidade da proteção jurídico-penal, amolda-se, mais exatamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

A afirmação apresentada no enunciado está relacionada ao princípio da fragmentariedade do Direito Penal. Esse princípio é um dos corolários do princípio da intervenção mínima e da reserva legal.

O princípio da fragmentariedade do Direito Penal estabelece que o Direito Penal não abrange todos os bens jurídicos existentes na sociedade, mas sim seleciona determinados ilícitos que são considerados mais graves e que necessitam de proteção jurídico-penal. Ou seja, o Direito Penal atua de forma fragmentada, selecionando os comportamentos mais danosos e reprováveis para criminalização.

Dessa forma, a descrição apresentada no enunciado se encaixa perfeitamente no conceito do princípio da fragmentariedade do Direito Penal.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.