Questões Direito Penal Princípios do Direito Penal

Pedro Paulo, primário e de bons antecedentes, foi denunciado pelo crime de descaminho (...

Responda: Pedro Paulo, primário e de bons antecedentes, foi denunciado pelo crime de descaminho (Art. 334, caput, do Código Penal), pelo transporte de mercadorias procedentes do Paraguai e desacompanhadas de...


Q462633 | Direito Penal, Princípios do Direito Penal, Advogado, Ordem dos Advogados do Brasil, FGV

Pedro Paulo, primário e de bons antecedentes, foi denunciado pelo crime de descaminho (Art. 334, caput, do Código Penal), pelo transporte de mercadorias procedentes do Paraguai e desacompanhadas de documentação comprobatória de sua importação regular, no valor de R$ 3.500,00, conforme atestam o Auto de Infração e o Termo de Apreensão e Guarda Fiscal, bem como o Laudo de Exame Merceológico, elaborado pelo Instituo Nacional de Criminalística. Em defesa de Pedro Paulo, segundo entendimento dos Tribunais Superiores, é possível alegar a aplicação do

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d) princípio da insignificância ou da bagatela.

O princípio da insignificância, também conhecido como princípio da bagatela, é aplicado nos casos em que a conduta criminosa é considerada de mínima relevância, ou seja, quando o bem jurídico tutelado pela norma penal não sofreu lesão significativa.

Nos termos da jurisprudência dos Tribunais Superiores, o princípio da insignificância pode ser invocado em situações em que o valor do objeto do crime é considerado irrisório, como no caso de Pedro Paulo, em que o valor das mercadorias apreendidas é de R$ 3.500,00. Nesses casos, o princípio da insignificância pode afastar a tipicidade da conduta, tornando-a atípica e afastando a aplicação da pena.

Portanto, em defesa de Pedro Paulo, é possível alegar a aplicação do princípio da insignificância ou da bagatela, considerando o baixo valor das mercadorias apreendidas.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.