Questões Direito Penal Lei de Execução Penal LEP

Maria, esposa de Carlos, que cumpre pena de reclusão, era obrigada por ele, de forma...

Responda: Maria, esposa de Carlos, que cumpre pena de reclusão, era obrigada por ele, de forma reiterada, a levar drogas para dentro do sistema penitenciário, para distribuição. Carlos a ameaçava dizendo ...


1Q463241 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Maria, esposa de Carlos, que cumpre pena de reclusão, era obrigada por ele, de forma reiterada, a levar drogas para dentro do sistema penitenciário, para distribuição. Carlos a ameaçava dizendo que, se ela não realizasse a missão, seu filho, enteado de Carlos, seria assassinado pelos comparsas soltos. Durante a revista de rotina em uma das visitas a Carlos, Maria foi flagrada carregando a encomenda. Por considerar que estava sob proteção policial, ela revelou o que a motivava a praticar tal conduta, tendo provado as ameaças sofridas a partir de gravações por ela realizadas. Em sua defesa, Carlos alegou que o crime não fora consumado.

No que se refere a essa situação hipotética, julgue os próximos itens.

Maria será punida, mas terá direito ao benefício de atenuante por ter colaborado com a polícia no desbaratamento do tráfico dentro do sistema prisional.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Maria, apesar de ter sido obrigada por Carlos a transportar drogas para dentro do sistema penitenciário, praticou o ato ilícito, configurando o crime de tráfico de drogas, previsto no artigo 33 da Lei 11.343/2006.

No entanto, a lei prevê que o juiz pode conceder atenuante ao réu que colaborar com a investigação ou o processo, conforme o artigo 65, inciso III, alínea 'd' do Código Penal.

No caso, Maria colaborou com a polícia ao revelar as ameaças sofridas e ajudar a desbaratar o tráfico dentro do sistema prisional, apresentando provas como gravações. Essa colaboração é um fator que pode atenuar sua pena.

Portanto, Maria será punida pelo crime, mas tem direito ao benefício da atenuante pela colaboração com a polícia.

Quanto à alegação de Carlos de que o crime não foi consumado, isso não afeta a responsabilidade de Maria, que foi flagrada com a droga e colaborou para a investigação.

Assim, a resposta correta é a alternativa a).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.