Questões Direito Penal Crimes Contra a Honra

Um indivíduo negro, síndico do edifício onde morava, ao flagrar um morador na piscin...

Responda: Um indivíduo negro, síndico do edifício onde morava, ao flagrar um morador na piscina do bloco com um recipiente de isopor cheio de bebidas alcoólicas ? atitude que afronta a norma regimental pr...


Q463644 | Direito Penal, Crimes Contra a Honra, Agente de Segurança Penitenciaria, SERES PE, CESPE CEBRASPE

Um indivíduo negro, síndico do edifício onde morava, ao flagrar um morador na piscina do bloco com um recipiente de isopor cheio de bebidas alcoólicas ? atitude que afronta a norma regimental proibitiva do condomínio ?, recriminou-o, dizendo simplesmente: ?- você não pode fazer isso!?. Enfurecido, o morador retrucou a admoestação, proferindo ofensas relativas à raça e à cor do síndico, com a seguinte frase: ?- Negro safado e fedido, volte para a África, que é seu lugar!?. A ofensa foi proferida em voz alta, na presença de vários condôminos que usufruíam da área de lazer.

Nessa situação, a conduta do morador configura hipótese de

David Castilho
Por David Castilho em 14/01/2025 18:31:53🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)

A conduta do morador configura hipótese de injúria qualificada por conotação racial.

A injúria qualificada por conotação racial ocorre quando há ofensas referentes à raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência. Nesse caso, o morador proferiu ofensas relacionadas à raça do síndico, o que caracteriza a injúria qualificada.

De acordo com o Código Penal Brasileiro, no artigo 140, §3º, a injúria racial é considerada um crime inafiançável e imprescritível. Além disso, é um crime contra a honra da pessoa, sujeito a ação penal pública incondicionada, ou seja, não depende da manifestação de vontade do ofendido para que o processo criminal seja instaurado.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.