Questões Direito Previdenciário Pensão por Morte

Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética relacionada à ...

Responda: Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética relacionada à pensão por morte, seguida de uma assertiva a ser julgada. Alexandre, caminhoneiro, sempre trabalhou por...


Q465013 | Direito Previdenciário, Pensão por Morte, Técnico do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética relacionada à pensão por morte, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Alexandre, caminhoneiro, sempre trabalhou por conta própria e jamais se inscreveu no regime geral da previdência social. Após sofrer um grave acidente, resolveu filiar-se à previdência. Seis meses depois, sofreu novo acidente e veio a falecer, deixando esposa e três filhos. Nessa situação, os filhos e a esposa de Alexandre não receberão a pensão por morte pelo fato de não ter sido cumprida a carência de doze meses.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Usuário
Por Luciana Medeiros Santana em 31/12/1969 21:00:00
Pensão por morte independe de carência.
Gabarito ERRADO
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Errado

A pensão por morte é um benefício previdenciário que não exige o cumprimento de carência, conforme estabelecido pelo artigo 26, inciso I, da Lei nº 8.213/1991. A carência é o número mínimo de contribuições mensais indispensáveis para que o segurado ou seus dependentes tenham direito a determinados benefícios. No caso da pensão por morte, especificamente, não se exige carência, apenas que o falecido seja segurado do regime geral da previdência social no momento do óbito.

Portanto, mesmo que Alexandre tenha se filiado à previdência social apenas seis meses antes de seu falecimento, sua esposa e filhos têm direito à pensão por morte, pois ele era considerado segurado no momento do óbito.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.