Questões Direito Previdenciário Segurados

Acerca da legislação aplicável à seguridade social e sua gestão, julgue os seguintes...

Responda: Acerca da legislação aplicável à seguridade social e sua gestão, julgue os seguintes itens. Considere a seguinte situação hipotética. Amador ocupa cargo efetivo no serviço público de um e...


1Q465449 | Direito Previdenciário, Segurados, Juíz Federal, TRF 5a, CESPE CEBRASPE

Acerca da legislação aplicável à seguridade social e sua gestão, julgue os seguintes itens.

Considere a seguinte situação hipotética. Amador ocupa cargo efetivo no serviço público de um estado da Federação e é vinculado ao regime próprio de previdência social. Nessa situação, se o referido estado ainda não tiver instituído regime de previdência complementar, Amador poderá filiar-se ao regime geral de previdência social na qualidade de segurado facultativo a fim de obter para si, mediante modestas contribuições, uma fonte a mais de receita para sua futura aposentadoria.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

Vamos entender o porquê. Amador, como servidor público estadual com cargo efetivo, está vinculado ao regime próprio de previdência social (RPPS). A legislação prevê que, nesses casos, o servidor não pode se filiar ao regime geral de previdência social (RGPS) como segurado facultativo para acumular benefícios previdenciários.

Ou seja, ele não pode contribuir para o RGPS para ter uma aposentadoria extra, porque isso configuraria acumulação indevida de benefícios previdenciários. A única exceção seria se o estado instituísse um regime de previdência complementar, que é uma espécie de previdência privada para servidores, mas enquanto isso não ocorre, o servidor fica restrito ao RPPS.

Portanto, a afirmação de que Amador poderia se filiar ao RGPS como segurado facultativo para ter uma fonte extra de aposentadoria está incorreta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.