Com base nas referências teóricas e nos parâmetros metodológicos da Arqueologia Contemporânea, leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
“O que fazer com o material arqueológico escavado, coletado e armazenado no laboratório? Parece evidente ter que organizá-lo em classes e subclasses. Para organizá-lo, tem-se, porém, que estabelecer critérios. O estabelecimento de critérios depende de um quadro teórico constituído de um conjunto ordenado de explicações que justifiquem o ordenamento. As explicações, por sua vez, têm que ter seus fundamentos em uma epistemologia que lhes dê validade científica. Para que tenham validade científica, as explicações não podem ser dogmáticas e nem puramente filosóficas ou formais. As explicações precisam ter objetividade factual que permite a mensurabilidade das proposições científicas. A mensurabilidade depende da materialidade."
a) Por serem sistemas abertos, os grupos humanos não produzem artefatos padronizados. Por isso, não se recomenda organizar os materiais arqueológicos em classes e subclasses.
b) Os arqueólogos devem se limitar a descrever os artefatos arqueológicos e acondicioná-los em caixas de plástico.
c) Todos os bancos de dados subordinam-se a referências teóricas. Descrevem-se as particularidades dos artefatos para alcançar objetivos previamente pensados.
d) Pela impossibilidade de se desvendar o contexto dos grupos pré-históricos, a Arqueologia é uma disciplina puramente descritiva ou narrativa.
e) A Arqueologia é uma técnica de observação. Somente os antropólogos e historiadores têm competência para fazer ciência a respeito do material arqueológico descoberto pelos arqueólogos.