Como postula Cornelius Holtorf (2007), existem três modelos gerais que caracterizam a atuação dos arqueólogos dentro do campo da Arqueologia Pública:
✂️ a) o Modelo da Educação, que considera a Arqueologia como instrumento de educação das massas; o Modelo da Relação Pública, que almeja articular diversas esferas em prol da preservação do patrimônio arqueológico e, por fim, o Modelo Democrático, que considera as diversas opiniões sobre a Arqueologia. ✂️ b) o Modelo da Educação, que visa melhorar a imagem da Arqueologia por meio de processos educativos; o Modelo Relação Pública, que visa à preservação dos bens arqueológicos e, por fim, o Modelo Democrático, que considera que todas as pessoas são detentoras de conhecimentos válidos. ✂️ c) o Modelo da Educação, que visa ensinar a importância dos bens arqueológicos; o Modelo Relação Pública, que visa à preservação dos bens arqueológicos e, por fim, o Modelo Democrático, que visa estabelecer mecanismos de diálogo entre academia e órgãos de preservação. ✂️ d) o Modelo da Educação, que considera a Arqueologia como ciência e como instrumento de educação da sociedade; o Modelo da Relação Pública, que almeja melhorar a imagem da Arqueologia na sociedade, garantindo um aval social para a disciplina e, por fim, o Modelo Democrático, que considera que todas as pessoas são detentoras de conhecimentos válidos.