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A respeito da compreensão teórico?metodológica da educação física escolar segundo as ab...
Responda: A respeito da compreensão teórico?metodológica da educação física escolar segundo as abordagens críticas, julgue os itens de 87 a 92. A educação física pode ser desvinculada do projeto pedagógico d...
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Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) A educação física escolar, segundo as abordagens críticas, não pode ser desvinculada do projeto pedagógico da escola. Isso porque a educação física é parte integrante do currículo escolar e deve contribuir para a formação integral do aluno, considerando aspectos físicos, sociais, culturais e políticos.
A ideia de que a educação física necessita apenas de uma estrutura física específica para as práticas corporais é uma visão limitada e tecnicista, que não contempla a dimensão pedagógica e crítica da disciplina. A educação física deve estar articulada com os objetivos educacionais da escola, promovendo o desenvolvimento crítico e reflexivo dos estudantes.
Portanto, a educação física não é uma atividade isolada ou meramente prática, mas sim uma componente curricular que dialoga com o projeto pedagógico, contribuindo para a formação cidadã e para a compreensão crítica do corpo e do movimento na sociedade.
Essa compreensão está alinhada com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996), que estabelecem a educação física como componente curricular obrigatório e integrado ao projeto pedagógico da escola.
A ideia de que a educação física necessita apenas de uma estrutura física específica para as práticas corporais é uma visão limitada e tecnicista, que não contempla a dimensão pedagógica e crítica da disciplina. A educação física deve estar articulada com os objetivos educacionais da escola, promovendo o desenvolvimento crítico e reflexivo dos estudantes.
Portanto, a educação física não é uma atividade isolada ou meramente prática, mas sim uma componente curricular que dialoga com o projeto pedagógico, contribuindo para a formação cidadã e para a compreensão crítica do corpo e do movimento na sociedade.
Essa compreensão está alinhada com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996), que estabelecem a educação física como componente curricular obrigatório e integrado ao projeto pedagógico da escola.
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