Questões Educação Física

Atualmente, o treinamento com pesos é uma das modalidades de exercício físico mais prat...

Responda: Atualmente, o treinamento com pesos é uma das modalidades de exercício físico mais praticadas por indivíduos de diferentes faixas etárias, de ambos os sexos e com níveis de aptidão física variados....


1Q474245 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFRJ, UFRJ

Atualmente, o treinamento com pesos é uma das modalidades de exercício físico mais praticadas por indivíduos de diferentes faixas etárias, de ambos os sexos e com níveis de aptidão física variados. Santarém (2002) afirma que para ocorrer o aumento de volume dos músculos esqueléticos, o organismo, além de proporcionar os estímulos adequados, deve estar com o seu balanço nitrogenado positivo. Então, considerando as reações, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d) As anabólicas devem predominar sobre as catabólicas.

Para o aumento do volume dos músculos esqueléticos, conhecido como hipertrofia muscular, é necessário que o balanço nitrogenado seja positivo. Isso significa que a síntese de proteínas (processos anabólicos) deve superar a degradação de proteínas (processos catabólicos).

Durante o treinamento com pesos, o organismo sofre microlesões musculares que estimulam a reparação e o crescimento muscular. Para que essa reparação ocorra, as reações anabólicas, que constroem novas proteínas musculares, precisam ser predominantes.

Se as reações catabólicas predominassem, haveria maior degradação de proteínas do que síntese, o que impediria o crescimento muscular e poderia levar à perda de massa muscular.

Portanto, para que ocorra o aumento do volume muscular, o organismo deve estar em um estado onde as reações anabólicas superem as catabólicas, garantindo um balanço nitrogenado positivo e favorecendo a hipertrofia.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.