Questões Educação Física Educação Física
Em muitas escolas, o(a)s professore(a)s de Educação Física, além de atuar no período es...
Responda: Em muitas escolas, o(a)s professore(a)s de Educação Física, além de atuar no período escolar (turno), lecionam também no período extraescolar (contraturno), trabalhando nas chamadas escolinhas ou p...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)
A questão aborda a atuação do professor de Educação Física em dois contextos distintos: o período escolar (turno) e o período extraescolar (contraturno). É importante entender que, apesar de ambos os espaços envolverem a prática esportiva, eles possuem objetivos pedagógicos diferentes.
No turno escolar, o foco está no desenvolvimento integral do aluno, promovendo a educação física como componente curricular que contribui para a formação global, incluindo aspectos motores, cognitivos e sociais. Já no contraturno, como nas escolinhas ou equipes representativas, o trabalho pode ser mais direcionado para o aprimoramento técnico e competitivo, mas ainda assim deve respeitar os objetivos pedagógicos e o desenvolvimento do aluno.
Portanto, as aulas devem ser diferentes, pois cada espaço tem finalidades específicas. No contraturno, pode haver um enfoque maior na preparação esportiva, enquanto no turno escolar o objetivo é mais amplo e educativo. Ambos os espaços oferecem oportunidades para trabalhar pedagogicamente o esporte, mas com abordagens e objetivos distintos.
As alternativas a), b), c) e e) apresentam limitações ou incorreções, como sugerir aulas semelhantes sem considerar os diferentes objetivos, ou restringir o turno apenas à recreação, o que não corresponde ao papel da Educação Física escolar conforme a legislação e as diretrizes pedagógicas.
Assim, a alternativa d) é a correta, pois reconhece a necessidade de preparar aulas diferentes que respeitem os objetivos de cada espaço, valorizando o caráter pedagógico do esporte em ambos os contextos.
A questão aborda a atuação do professor de Educação Física em dois contextos distintos: o período escolar (turno) e o período extraescolar (contraturno). É importante entender que, apesar de ambos os espaços envolverem a prática esportiva, eles possuem objetivos pedagógicos diferentes.
No turno escolar, o foco está no desenvolvimento integral do aluno, promovendo a educação física como componente curricular que contribui para a formação global, incluindo aspectos motores, cognitivos e sociais. Já no contraturno, como nas escolinhas ou equipes representativas, o trabalho pode ser mais direcionado para o aprimoramento técnico e competitivo, mas ainda assim deve respeitar os objetivos pedagógicos e o desenvolvimento do aluno.
Portanto, as aulas devem ser diferentes, pois cada espaço tem finalidades específicas. No contraturno, pode haver um enfoque maior na preparação esportiva, enquanto no turno escolar o objetivo é mais amplo e educativo. Ambos os espaços oferecem oportunidades para trabalhar pedagogicamente o esporte, mas com abordagens e objetivos distintos.
As alternativas a), b), c) e e) apresentam limitações ou incorreções, como sugerir aulas semelhantes sem considerar os diferentes objetivos, ou restringir o turno apenas à recreação, o que não corresponde ao papel da Educação Física escolar conforme a legislação e as diretrizes pedagógicas.
Assim, a alternativa d) é a correta, pois reconhece a necessidade de preparar aulas diferentes que respeitem os objetivos de cada espaço, valorizando o caráter pedagógico do esporte em ambos os contextos.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários