Leia atentamente o seguinte excerto: “O barão francês Pierre de Coubertin (1863-1937) se considerava em um educador. De acordo com o COI (2008), Coubertin via o esporte como parte da educação de qualquer jovem assim como a ciência, a literatura e as artes. O Movimento Olímpico apoia os princípios de Coubertin e, hoje, a educação através do Olimpismo tornou-se universal, essencialmente baseada nos valores humanos fundamentais. A Educação Olímpica envolve duas orientações: (i) pesquisa sobre o Olimpismo (mundo acadêmico) e (ii) ensino através do Olimpismo (crianças, adolescentes e atletas) através de programas acadêmicos e programas para a juventude (IOC, 2009)”.
Considerando as características da Educação Olímpica, assinale a afirmação FALSA.
a) A Educação Olímpica considera a proteção e promoção dos interesses comuns da sociedade humana, tais como paz, amizade e progresso.
b) Suas referências pedagógicas possuem significados ideológicos que distinguem etnia, religião, política e status social.
c) Seu conteúdo pedagógico inclui os valores humanistas e que são universalmente aceitos pela sociedade humana, como, por exemplo, a busca pela excelência, o fair play, a justiça e o respeito.
d) O método básico de pedagogia da Educação Olímpica é o esporte, uma forma cultural que existe em todas as sociedades humanas.