Questões Educação Física Educação Física
O jogo constitui um elemento de grande relevância nas aulas de Educação Física. Dentre ...
Responda: O jogo constitui um elemento de grande relevância nas aulas de Educação Física. Dentre os teóricos que estudaram esse tema, encontram-se Piaget, Vygotsky e Wallon. Considerando esses estudiosos, as...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Sumaia Santana em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: Alternativa A
Segundo Vygotsky, o jogo simbólico surge quando a criança cria um mundo ilusório e imaginário, no qual representa papéis, situações e objetos que ainda não pode vivenciar plenamente na realidade. Para o autor, a imaginação como processo psicológico superior ainda não está presente de forma consciente e elaborada nas crianças pequenas, desenvolvendo-se progressivamente a partir das interações sociais.
Nesse sentido, o jogo constitui uma atividade mediadora do desenvolvimento, pois permite à criança agir além de seu nível habitual de comportamento, antecipando funções psicológicas futuras e favorecendo a internalização de significados culturais.
❌ Análise das alternativas incorretas
b) Incorreta
Para Piaget, no jogo predomina a assimilação sobre a acomodação, e não o contrário.
O jogo é uma atividade em que a criança assimila a realidade aos seus esquemas mentais, sem a necessidade imediata de ajustá-los.
A acomodação aparece de forma mais intensa em situações de aprendizagem formal, não no jogo.
c) Incorreta
Embora Wallon reconheça a importância do jogo, ele não vincula diretamente as manifestações lúdicas aos estágios do desenvolvimento cognitivo, como faz Piaget.
Wallon enfatiza a integração entre afetividade, movimento e cognição, e não uma progressão puramente cognitiva.
d) Incorreta
A afirmação descreve ideias relacionadas à importância do corpo e do movimento, conceitos mais próximos de Wallon, mas os atribui erroneamente a Piaget.
Piaget enfatiza o desenvolvimento da inteligência por meio da ação, mas não coloca a motricidade como principal meio de comunicação inicial, como faz Wallon.
Segundo Vygotsky, o jogo simbólico surge quando a criança cria um mundo ilusório e imaginário, no qual representa papéis, situações e objetos que ainda não pode vivenciar plenamente na realidade. Para o autor, a imaginação como processo psicológico superior ainda não está presente de forma consciente e elaborada nas crianças pequenas, desenvolvendo-se progressivamente a partir das interações sociais.
Nesse sentido, o jogo constitui uma atividade mediadora do desenvolvimento, pois permite à criança agir além de seu nível habitual de comportamento, antecipando funções psicológicas futuras e favorecendo a internalização de significados culturais.
❌ Análise das alternativas incorretas
b) Incorreta
Para Piaget, no jogo predomina a assimilação sobre a acomodação, e não o contrário.
O jogo é uma atividade em que a criança assimila a realidade aos seus esquemas mentais, sem a necessidade imediata de ajustá-los.
A acomodação aparece de forma mais intensa em situações de aprendizagem formal, não no jogo.
c) Incorreta
Embora Wallon reconheça a importância do jogo, ele não vincula diretamente as manifestações lúdicas aos estágios do desenvolvimento cognitivo, como faz Piaget.
Wallon enfatiza a integração entre afetividade, movimento e cognição, e não uma progressão puramente cognitiva.
d) Incorreta
A afirmação descreve ideias relacionadas à importância do corpo e do movimento, conceitos mais próximos de Wallon, mas os atribui erroneamente a Piaget.
Piaget enfatiza o desenvolvimento da inteligência por meio da ação, mas não coloca a motricidade como principal meio de comunicação inicial, como faz Wallon.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários